*Wellington Alves da Costa
GATEBALL DE JALES Aconteceu em Dourados – MS, no último final de semana (dias 23 e 24 de agosto) a 10ª edição do Campeonato Internacional de Gateball Memuro Brasil, sendo que a equipe de Jales se tornou campeã da Categoria Livre (sem restrição de idade), com os atletas Wellington Alves da Costa, Geraldo Teruyuki Takaki, Jorge Minoru Nakata, Paulo Assakawa e Cláudio Hideki Kawakami.
O campeonato mencionado faz parte de um acordo de amizade e colaboração efetuado entre a UCGB (União dos Clubes de Gateball do Brasil e a cidade de Memuro no Japão (berço da modalidade esportiva) A 10ª edição do Campeonato Internacional de Gateball Memuro Brasil, contou com a participação de 99 times do Brasil, Japão, Argentina e Paraguai.
Distribuídas em 3 categorias, a Prata (idade livre) com 41 equipes, a Ouro (60 anos acima) e a categoria Diamante (70 anos acima). Nessas dez edições do Campeonato Internacional de Gateball Memuro-Brasil, Jales esteve 8 vezes no pódio, simples assim!
O título da categoria Prata 2024 era ostentado pela equipe de Santa Fé do Sul, e da categoria Ouro a equipe de Jales, o que mostra a força da região no esporte.
Gateball, é um esporte de origem japonesa, mas praticado por diversos adeptos nos 5 continentes. É um esporte que abrange todas as idades, pois não exige condicionamento físico, mas sim, precisão e raciocínio rápido.
É uma mistura de xadrez com sinuca, você precisa da precisão na mira e controle de força da sinuca e a velocidade do raciocínio para se adaptar estrategicamente de acordo com o que vai acontecendo no jogo, como no xadrez.
O jogo acontece entre duas equipes com 5 atletas de cada lado, em uma quadra de 20m x 15m, onde estão dispostos 3 “gates” (portões) e 1 pino central. Cada atleta tem uma bola numerada, sendo ao todo 10 bolas (do 1 ao 10) e se joga na ordem numérica, 1 depois o 2, aí vem o 3, assim por diante, depois do 10 é o 1 novamente, até finalizar os 30 minutos da partida.
Cada atleta executa tacadas nas bolas, tentando marcar pontos ao passar pelos “gates” ou dificultar a vida do adversário, jogando eles para fora de campo. De acordo com o que acontece, a estratégia deve ser mudada rapidamente, pois cada jogada deve ser feita em 10 segundos.
A grande emoção, é que acontecem viradas sensacionais nos últimos lances, com muita adrenalina, o que faz o esporte ser tão contagiante. Jales já foi campeão com a Categoria Diamante (75 anos) em 2013.
Na categoria Ouro (60 anos), é tricampeão (2015, 2019 e 2024), também tem 2 vices (2016 e 2022) e 2 terceiros lugares (2013 e 2023).
Na categoria Prata (livre) sagrou-se campeão de 2025, neste último final de semana. Grato

Equipe de Jales



Fonte: Texto e fotos de Wellington Alves da Costa, Presidente da liga da Alta Araraquerense de Gateball
Fonte: Foto de Márcia Okino