Close

Dr. Sohaku Bastos será Condecorado com a Ordem do Sol Nascente

Dr. Sohaku Bastos será Condecorado com a Ordem do Sol Nascente pelo Imperador do Japão.
Em nome do Imperador do Japão, Sua Majestade o Imperador Naruhito, o Governo do Japão manifestou-se extremamente honrado ao comunicar que Sua Majestade decidiu agraciar o Dr. Sohaku Bastos com a extraordinária condecoração do governo japonês, a “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata”.


A Ministra dos Negócios Estrangeiros do Japão, Sra. Yoko Kamikawa, em comunicação formal ao Dr. Sohaku, manifestou-se: “Queira aceitar minhas sinceras congratulações pela outorga dessa condecoração de Sua Majestade o Imperador do Japão, em reconhecimento à sua notável contribuição, e meus melhores votos para sua contínua boa saúde e felicidade”.


Criada em 1875 pelo Imperador Meiji, a “Ordem do Sol Nascente” é reservada a personalidades que demonstraram contribuições excepcionais ao Estado japonês em diversas áreas.
Em 2021, o Dr. Sohaku Bastos já havia sido agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito pelo Governo Japonês em reconhecimento ao seu trabalho de mais de 50 anos em prol do desenvolvimento da cultura japonesa no Brasil, tendo escrito diversos livros sobre medicina, filosofia, espiritualidade e cultura do Japão.


Presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ) há uma década, entidade fundada no Rio de Janeiro em 1957 pelos Governos do Japão e do Brasil, Dr. Sohaku viveu e estudou no Japão na década de 70, onde aprofundou seus conhecimentos em medicina e práticas terapêuticas tradicionais do país. Ele introduziu no Brasil a Medicina Tradicional Japonesa e as terapias como Acupuntura e Eletroacupuntura, estabelecendo-se como escritor de diversas obras e ainda como
mestre em artes marciais japonesas como Judô, Ju-Jitsu e, sobretudo, Karate, as quais pratica desde a infância.


A cerimônia de premiação, prevista para o mês de julho deste ano, promete
ser um momento de celebração das contribuições inestimáveis do Dr. Sohaku para
a cultura e sociedade japonesa, além de reforçar a importância dos intercâmbios
culturais na construção de um mundo mais conectado e mutuamente respeitoso.

Fonte e Imagem: Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ)

scroll to top